Para uma formação de pastagem de qualidade, inicialmente o ideal é que se faça uma análise de solo e que o resultado desta análise seja interpretado para auxiliar nas correções e adubações necessárias para um bom desenvolvimento da planta forrageira.
Porquê fazer a análise:
A análise das condições de fertilidade que se encontra o solo a ser semeado é um fator de grande importância para o sucesso no estabelecimento da pastagem. É através desta análise que se estabelece a indicação de quantidades e tipos de nutrientes necessários ao solo.
As amostras do solo devem ser retiradas em locais que demonstram as condições gerais da área, atentando-se para o fato de que não devem ser retiradas amostras próximas a formigueiros, fezes e urinas dos animais.
Retire as amostras antes da aração, pois estas devem reproduzir a situação em que se encontra o solo. Devem ser retiradas tantas amostras quantas forem as diversidades da gleba (solos com colorações diferentes, locais de encosta e baixadas devem ser amostrados separadamente).
Como colher amostras:
Como Fazer:
Conheça os procedimentos de preparo do solo e como realizá-los.
Saiba os fatores mais importantes para a obtenção de pastagens de alta produção.
Saiba quais situações podem influenciar diretamente na qualidade da pastagem.
Cuidados a serem tomados durante o processo para o sucesso da pastagem.